A história do Judô Holístico se confunde com a história de seu fundador, o prof. Ricardo Xavier.

Praticante de judô desde 1969, Ricardo foi convidado a ministrar aulas no colégio Arnaldinum São José em 1986, pelo Judô São Miguel, do professor Caio Procópio. Dois anos depois, no final do ano de 88, os dois fomentam a ideia de abrir uma escola de judô para atender toda a comunidade local, e não somente os alunos do colégio. Porém, com outros projetos em vista, o prof. Caio deixa esta missão para o jovem professor Ricardo.

Em 04 de abril de 1989 era dada a primeira aula do Judô Holístico, sob o comando do professor Ricardo Xavier.

Em 1995 o Judô Holístico expande sua área de atuação para escolas, tendo firmado parcerias com diversas instituições de ensino infantil ao longo dos anos, sendo várias delas parceiras até os dias atuais.

Em 2008 o Judô Holístico abre sua segunda unidade, no bairro Caiçara, funcionando até metade do ano de 2015, dando lugar ao projeto do Holístico Fit – centro de atividades físicas personalizadas do Holístico (Clique aqui e conheça o Holístico Fit).

Desde então muitos alunos foram formados pelo sensei Ricardo, sendo vários destes desde a infância até a fase adulta, concluindo a graduação como faixa preta e em atividade até hoje.